terça-feira, 15 de maio de 2012

Os brinquedos simbólicos e os games, existe interação ou interatividade?

Diante do que foi discutido pude perceber que os termos interação e interatividade têm diferenças bastante significativas, tanto de cunho interpretativo  por parte dos autores indicados, quanto do ponto de vista da compreensão que tinha como referência. O termo interação é abrangente e discorre sobre um processo de que envolve pessoas ou pessoas e máquinas, o termo interatividade, está mais relacionado ao aparecimento das tecnologias.
Fazendo menção, como no seminário, a João Batista Freire, Autor da área da Educação Física (e  diga-se de passagem, construtivista), me refiro a passagem do seu livro Educação de Corpo Inteiro (1997), onde o autor dentro de suas contribuições nos remonta a época da infância em que brincávamos com objetos que nos direcionavam a determinados papéis sociais determinados, tipo o garoto que brinca com o carrinho de policia, bombeiro, ambulância etc, e a menina com as mais variadas bonecas, onde ambos vêm prontos para a “brincadeira” diferente dessa lógica, o brinquedo simbólico dá a criança amplas possibilidades de usar sua imaginação, como por exemplo o menino pega um pedaço de madeira e diz que é uma arma laser, ou vê um tronco de arvore e imagina uma nave espacial ou um barco, enfm, dá asas a sua imaginação.
Os games desde os mais antigos ao mais inovadores também tem essa função, seja para cumprir o papel do soldado que pilota o avião no antigo ATARI, ao GTA dos consoles Ps2 e Ps3. No primeiro a linearidade do jogo e a limitação tecnológica da plataforma só permitia ir a frente e cumprir a missão em estágios. O segundo dá ao jogador a possibilidade de se locomover por uma cidade inteira, entrar em edifícios, se locomover em carros, motos helicópteros, cumprir a missão ou não.
O que pretendi socializar dando estes exemplos foi a observância para os fatores de interatividade presentes e também de interação, onde tantos as brincadeiras, com ou sem brinquedos e os games, trazem o s fatores interação e interatividade em seus conteúdos.