quinta-feira, 18 de outubro de 2012



A FASE DA UBIQUIDADE: Web 2.0


O produção do conhecimento, pelo conjunto dos homens, vêm a longo do tempo assumindo o caráter do modo de produção no qual se guia a vida do homem. Cada dada ideologia era utilizada para legitimar a fonte do conhecimento, seja ela divina ou filosófico/cientifico. Desse modo, podemos dizer que estas tinham suas reais intencionalidades expressas ou veladas. Onde aqueles que transmitiam o conhecimento, possuíam plena convicção da transformação que ele provocaria na cabeça daqueles que não tinham acesso a estas informações, caso eles tivessem contato com as mesmas.
O homem vai avançar no pensamento e desse modo, descobrindo formas novas de comunicação e transmissão dos conhecimentos, ainda com teor ideológico de dominação. É no auge do produção capitalista que no seio das relações de produção, que ele vai naturalizar a exploração do homem pelo homem. Ao reforçar sua dominação sobre o outro permite ao dominados receberem instrução em doses homeopáticas, ou seja, o mínimo para garantir sua sobrevivência e assim continuar a exauri-lhes a energia, a vida, bem como aliená-los de sua produção.
Criadas novas formas de comunicação, a principio para atender a fins bélicos, e com a crescente velocidade das inovações tecnológicas chegamos a era informacional. Os Meios de comunicação de massa vinculam nesta fase:Tv, o radio, jornal e revistas. Estes foram os meios tradicionais que revolucionaram as comunicações, mas nesta versão somente a expectação e consumo são permitidos.
Com o surgimento da internet, em sua primeira fase, web 1.0, onde o acesso as redes se resume a entrada no sites e correios eletrônicos. Este advento tecnológico figura hoje como umas das mais importantes invenções do homem. O crescimento e a popularização da rede, ganhou destaque nos anos 90 pelo fato de os computadores ganharem os lares da famílias e o imenso uso da internet no processo de globalização no mundo dos negócios. Esta primeira fase, não permitia o uso em sua plenitude da rede, ou seja, não havia a possibilidade de se criar, modificar e contribuir para as elaborações na rede.
A fase atual na qual passa o era informacional a Web 2.0, dispõe de coisa antes impossíveis na rede, pois, programas que antes só figuravam no computadores, em sua memoria interna, hoje podem ser acessados em tempo real pelos usuários.
Outra modificação importante que a adoção da web 2.0 permitiu foi a noção de autoria, copyright, a copia registrada, defrontada pela ideia de copyleft, copia livre. Assim, ações como baixar musicas mp3 se tornaram corriquieras, ests também podem ser remixadas. Os livros, através do hipertexto, e dos e-books podem receber contribuições. Os blogs - diários digitais dos usuários, podem ser criados, onde as pessoas podem escrever o quem bem entender. As redes sociais, que crescem a cada dia, aproximam as pessoas, com as mais variadas intenções, inclusive ativismo politico.
Um veiculo que antes permitia apenas sua expectação, caminha a passos largos para se tornar em um meio de transmissão de informações, acesso a internet, postagem de comentários em tempo real e outras funções, a falamos da Tv digital. Isso sendo efetivado propiciará uma interação nunca antes vista no meio das comunicações, o que revolucionaria o meio mais uma vez. No entanto, grupos midiáticos poderosos, em países, como o Brasil entravam o uso massivo de construções fenomenais do saber humano como a Tv.

Um comentário:

  1. Ok Irinaldo,
    mesmo na pressão, vc conseguiu sistematizar ideias importantes sobre os temas discutidos. Continue aproveitando o espaço e refletindo sobre outros temas de teu interesse.
    bj

    ResponderExcluir